quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ASSOREAMENTO

Assoreamento é a obstrução, por sedimentos, areia ou detritos quaisquer, de um estuário,rio,ou canal.Pode ser causador da redução de correnteza. É uma das principais causas de morte dos rios, devido a redução de profundidade.Os processos erosivos, causados pela falta de vegetação nas margens e outros processos antrópicos, desagregam solos e rochas formando sedimentos que serão transportados para o fundo do rio.O deposito destes sedimentos constitui o fenômeno do assoreamento.

O homem vem acelerando esse processo através dos desmatamentos, que expõem as áreas à erosão; à construção de favelas em encosta, às técnicas agrícolas inadequadas e à ocupação do solo desordenada.

Encontramos um exemplo típico de assoreamento próximo a rotatória  perto do Parque de Exposição, conforme mostra a imagem. Nesse local, observa-se a existência de grande número de Taboas, plantas que indicam o terreno brejoso. Sabe-se que ali,  anteriormente, o córrego Água Limpa possuía um leito mais largo e profundo, com maior quantidade de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário