terça-feira, 5 de outubro de 2010

PLANTIO INADEQUADO DE ÁRVORES


A arborização urbana é muito importante, pois ajuda no controle da umidade do ar, nos proporciona conforto térmico, nos protege da luz direta do sol, além de nos dar sentimento de paz, tranqüilidade, bem-estar. Mas existem regras para o plantio das árvores.

O plantio de árvores deve ser feito respeitando o trânsito de pedestre. Portanto, não se deve plantar árvores em passeios com largura inferior a 1,50m. Além da largura do passeio, deve-se respeitar o espaço entre as árvores plantadas e também o distanciamento entre as árvores e as esquinas, postes de luz e similares Para que não cresça nas varandas dos prédios, recomenda-se a construção com um recuo predial de 3,0m a partir do passeio.

Mas não é o que se verificou no dia 23 de setembro de 2010 na rua Itabira, próxima ao clube AABB. Neste local, como indica a imagem abaixo, a largura do passeio é insuficiente para o plantio de arvores. Além disso, elas atrapalham o trânsito de pedestre uma vez que seus galhos ramificam muito a uma altura de 1,5m e atrapalham a passagem de pedestres.



Na rua Itabira, fica fácil perceber os problemas
causados por um plantio sem planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário