quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SUFOCAMENTO DE RAÍZES

Além do plantio inadequado de árvores em passeios com largura insuficiente, ou com bifurcação de galhos em baixa altura, o sufocamento de raízes é outro problema muito comum e bastante problemático.

Você já deve ter visto notícias de árvores que caíram sobre carros empurradas pelos ventos de uma chuva relativamente fraca. Realmente é estranho pensar que um vento fraco é capaz de derrubar árvores, mais isso é possível acontecer.
 
Por uma razão estética do passeio, por questão de limpeza ou simplesmente para "aproveitar" lixo de construções, as árvores acabam "sufocadas" ou "enforcadas" pela colocação de cimento ou concreto na raiz. Com o passar do tempo, essa agressão fragiliza a estrutura das árvores e, quando ocorrem ventanias e chuvas intensas, não resistem e caem, provocando acidentes e prejuízos.

A orientação para as pessoas que têm uma árvore sufocada na frente de sua casa é que remova o concreto que está sobre as raízes e crie uma coroa permeável no pé da árvore para permitir a infiltração da água. O ideal é fazer um canteiro de, no mínimo, 80 x 80 cm para eliminar o problema. 



As fotos abaixo ilustram o problema do sufocamento e mostra também os galhos funcionando como obstáculo para a passagem de pedestres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário